O Lúdico na Educação Infantil e seus Benefícios

Mordendo para Conhecer
4 de novembro de 2016
A importância da leitura para a criança
22 de março de 2017
Exibir tudo

O Lúdico na Educação Infantil e seus Benefícios

De acordo com os pensadores: Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky buscavam compreender o convívio da criança com o mundo e o meio (cultura).

Wallon foi o iniciante. Pautou que precisa incluir na rotina da criança atividades diversificadas como jogos e deixa- las livres para fazer suas descobertas.

Piaget diz que o brincar depende da faixa etária. Na educação infantil eles fazem as descobertas, experimentações e repetições.

Para Vygotsky depende do processo interpessoal (família/escola). O professor é de extrema importância por mediar e ampliar o conhecimento para enriquece-los. Lembrando que as crianças se expressam no brincar.

O Colégio Dom segue a linha sócia- construtivista, onde a criança se desenvolve com o meio, assim construindo seu conhecimento.

A criança tem o maior desenvolvimento quando se tem contato desde o início com a interação social e elementos mediadores.

As descobertas são valorizadas através de jogos e brincadeiras estimulando o pensar. Sendo aplicada pelo professor de forma dinâmica e tornando um aluno participativo. Assim formando um indivíduo participativo, crítico e comunicativo.

Fonte: Revista Nova Escola